Centro de Desenvolvimento Sustentável das Zonas Costeiras

Sumário

FAO/UNEP/PAP/MICOA (1999). Plano Integrado de Desenvolvimento - Praia de Xai-Xai, Moçambique . 117 pp. EAF/5 -II phase. Split/Maputo, FAO/UNEP/PAP/MICOA
Prefácio

Um dos resultados previstos do projecto entitulado "Protecção e Gestão das Zonas Costeiras e Marinhas da Região Oriental de África (EAF/5), Fase II" é o Plano Integrado de Desenvolvimento da Praia de Xai-Xai (PID). O projecto, financiado pela Swedish Internacional Development Co-ordinaton Agency (SIDA) foi implementado pela FAO, em cooperação com a United Nations Environment Organisation (UNEP) e executado conjuntamente pela Priority Actions Programme/Regional Activity Centre (PAP/RAC) de Splint, Croácia e o Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA) de Moçambique.

No âmbito da primeira fase do projecto, o Perfil Costeiro e a Estratégia de Gestão Integrada das Zonas Costeiras e Marinhas (ICAM), foi elaborado para os 67 km da zona costeira do distrito de Xai-Xai, como projecto piloto. Durante a preparação destes documentos e durante o workshop realizado em Agosto de 1997, a necessidade da elaboração de um plano de desenvolvimento integrado do turismo para os 10 km da zona costeira da Praia de Xai-Xai foi reconhecida.

Para além de criar condições para o desenvolvimento de um turismo sustentável à afluência turística de verão na praia de Xai-Xai, tenciona-se aplicar o projecto piloto em outras áreas de Moçambique onde o turismo poderia ser desenvolvido. Com vista a atingir esse objectivo, o treinamento de quadros nacionais foi realizado durante a preparação do PID, que incluiu a investigação de exemplos similares de desenvolvimento de turismo na região (Kenya, Tanzania-Zanzibar), e em particular a província de Kwazulu-Natal, na República da África do Sul, onde turismo encontra-se já bem desenvolvido em quase semelhante ambiente físico natural de dunas costeiras altamente florestadas.

Deve ser sublinhado que para além de papel coordenador da FAO e da assistência profissional e metodológica fornecidas por técnicos da PAP/RAC, o papel dominante na elaboração do PID foi desempenhado pelos técnicos ou quadros nacionais de Xai-Xai enquanto importante assistência técnica era fornecida por técnicos da região p. ex. da RAS. Levando em consideração a escassez de exemplos de abordagem integrada no desenvolvimento do turismo na zonas costeiras, em particular a falta de planos adequados para o desenvolvimento sustentável do turismo, este PID poderá provavelmente ser usado em outros países da região oriental de África.

No Workshop final realizado nos dias 20 e 21 de Maio de 1999 em Xai-Xai, no qual participaram representantes das autoridades nacionais, provinciais, distritais e municipais, representantes dos negócios locais e nacionais, e outros parceiros, a proposta de PID foi discutido em detalhe e depois proposto a ser apresentado ao Distrito de Xai-Xai e às Assembleias Municipais para adopção. Foi recomendado que planos similares fossem elaborados para outras áreas costeiras moçambicanas onde o turismo tanto tenha começado a desenvolver-se como se espera que esteja intensivamente desenvolvido.