MITADER
Ministério da Terra,
Ambiente
e Desenvolvimento Rural
logologomangalvista do mar e barcos de pescapessoas a apanhar ameijoas na praiacoralvista da baiamergulhador debaixo de água a recolher dados

Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras


Bem Vindo 
Zona Costeira 
Aprendizagem Sobre Mangais 
Gestão dos Recifes 
Actividades 
Campanhas 
Conferências 
Investigação 
Publicações 
Referências 
Base de Dados 
Sobre Nós 
EAME - Ecoregião Marinha da África Oriental 

separator

Cursos em Gestão Costeira
Curso de Noções Básicas de Gestão Costeira

Cursos em Gestão Costeira

Em Moçambique, a zona costeira define-se como sendo áreas compreendidas entre o limite interior, terrestre ou continental de todos os distritos costeiros, incluindo os distritos limítrofes do Lago Niassa e albufeira de Cahora Bassa, até 12 milhas mar dentro.

A linha costeira moçambicana, com cerca de 2700 km de comprimento, possui uma elevada diversidade de habitats extremamente sensíveis: dunas, recifes de coral, praias arenosas, praias rochosas, tapetes de ervas marinhas, mangais, baías e sistemas estuarinos e pantanosos. Em poucas áreas, a costa está relativamente intacta. Mas, devido ao seu potencial valor económico, a maior parte é habitada (por cerca de 40% da população deste país), e nela desenvolvem-se as principais actividades económicas e de subsistência.

Os recursos costeiros existentes, são de uma importância primordial, não só para a economia do País em geral, como também para a subsistência de quase metade da população moçambicana. Pode-se afirmar que a costa moçambicana é um recurso natural muito valioso e vulnerável. Esta gere valores sócio-económicos, os recursos costeiros que sob ponto de vista ecológicas traduzem-se em valores ecológico-económicos. A exploração destes recursos, seja sob a forma de turismo, pesca, agricultura ou florestas, necessita, no entanto, de uma gestão integrada de modo a que se garanta a sua sustentabilidade, para uso das gerações vindouras.

Contudo, estes recursos são atribuídos e administrados sectorialmente com pouca coordenação entre as instituições sectoriais. A situação nas zonas costeiras é especialmente complexa devido ao facto que são envolvidos recursos terrestres e marinhos. Devido a falta de coordenação inter-institucional, a falta de capacidade institucional e as vezes a falta de definição clara sobre as responsabilidades e competências das instituições, existe desenvolvimento não controlado na maior parte da zona costeira.

De forma a desenvolver e implementar o plano de gestão integrada da zona costeira, é essencial a existência de uma informação actualizada sobre o estado da costa e dos seus recursos. Isto só pode ser alcançado através da investigação.

É importante por isso, o estabelecimento de um diálogo e colaboração entre os investigadores, planificadores, e gestores da zona costeira para garantir que a investigação levada a cabo contribua para o desenvolvimento de plano integrado de gestão na zona costeira.

Consequentemente, a gestão integrada das zonas costeiras é a chave para o desenvolvimento sustentável de Moçambique. Dadas as suas características ecológicas, económicas e sociais, a zona costeira é particularmente sensível, sendo a sua administração e implementação de actividades de desenvolvimento áreas especialmente chave e cruciais.

Neste âmbito, o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS-ZC) do MICOA tem levado a cabo a realização de actividades de formação nas quais inclui um curso em Gestão Costeira.

breves
Breves4 de Julho de 2017: Página Web revista
Breves1 de Setembro de 2009: Reunião do Comité Directivo da Componente Desevolvimento Costeiro
©2005+ Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras. Esta página tem o apoio financeiro da DANIDA.
Sítio realizado com SPIPTermos e Condições