MITADER
Ministério da Terra,
Ambiente
e Desenvolvimento Rural
logologomangalvista do mar e barcos de pescapessoas a apanhar ameijoas na praiacoralvista da baiamergulhador debaixo de água a recolher dados

Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras


Bem Vindo 
Zona Costeira 
Aprendizagem Sobre Mangais 
Gestão dos Recifes 
Actividades 
Campanhas 
Investigação 
Publicações 
Cursos em Gestão Costeira 
Referências 
Base de Dados 
Sobre Nós 
EAME - Ecoregião Marinha da África Oriental 

separator
Conferências
II Conferência Nacional sobre Investigação nas Zonas Costeiras
III Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras

III Conferência


Decorreu em Maputo, entre os dias 28 a 30 de Julho de 2004, a III Nacional sobre a Investigação na Zona Costeira. 50 comunicações foram apresentadas e 150 participantes estiveram presentes na conferência.

O Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras (CDS-ZC) do Ministério para a Coordenação de Acção Ambiental (MICOA), na qualidade de organizador, convidou à todos os interessados a submeter contribuições (comunicações científicas) para a 3ª Conferência Nacional sobre o Papel da Investigação na Zona Costeira que se realizou nos dias 28 a 30 de Julho de 2004.

Objectivos

O objectivo geral desta conferência foi de juntar os cientistas e gestores de zonas costeiras em Moçambique para apresentar e debater os seus trabalhos de investigação pura e aplicada realizados desde a 2ª Conferência Nacional sobre a Investigação na Zona Costeira e identificar direcções futuras para próximos 3 anos e lacunas de conhecimento, necessárias para uma gestão costeira integrada.

Objectivos específicos

1.Rever o estágio da investigação nas zonas costeiras realizado nos últimos anos.
2.Identificar áreas prioritárias de investigação para a gestão integrada da zona costeira.
3.Recomendar sobre a intervenção e contribuição da investigação para no futuro programa nacional para gestão integrada da zona costeira.
4.Constituir um fórum de discussão entre gestores, decisores e investigadores.

Os participantes tiveram também a oportunidade de discutir e estabelecer formas da comunidade científica divulgar os seus trabalhos e apoiar a gestão dos recursos costeiros em Moçambique.

Os temas da conferência foram apresentados em secções de especialidade. Paralelamente às apresentações de especialidade, os cientistas e outros técnicos tiveram a oportunidade de discutir outros temas de actualidade moçambicana, nomeadamente o estado de investigação na zona costeira, parceiros, oportunidades, desafios e problemas.

Temas da Conferência

A conferência irá debruçou-se sobre os seguintes temas:

Processos naturais físicos
(Processos Oceanográficos: massas de água, marés, ondas oceânicas, correntes; Mudanças Climáticas Globais: El-ninõ, cheias/seca; Climatologia; Processos Geológicos; Erosão; Processos Hidrológicos, etc.);

Interacção Homem - Ambiente
(Poluição microbiológica e química, impactos ambientais, efeitos da pesca, aquacultura, desenvolvimento costeiro, valor dos ecossistemas, gestão baseada em comunidades locais, custos e benefícios, conflitos de terra, turismo sustentável, etc.);

Recursos Biológicos e Ecossistemas costeiros
(Recursos pesqueiros, recursos da zona entre-marés, recifes de coral, estuários, mangais, ervas marinhas, terras húmidas, etc.);

Aspectos legais e institucionais
(Legislação, tutela administrativa, autoridade comunitária, mecanismos de gestão, programas de gestão, planos de desenvolvimento, coordenação entre sectores, legislação costeira.).

Mais informações sobre a III Conferência Nacional sobre a Investigação na Zona Costeira


Veja também:
II Conferência Nacional sobre Investigação nas Zonas Costeiras

O evento foi organizado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável das Zonas Costeiras - MICOA, pela Cátedra da UNESCO para Ciências Marinhas e Oceanografia da UEM e pelo
Secretariado para a Gestão de Áreas Costeiras da África Oriental SEACAM, sendo financiado pela DANIDA.



III Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras

Realiza-se de 5 a 8 de Outubro de 2005, no Hotel Rovuma em Maputo, o III Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, sob o tema ’Perspectivas de Gestão e Sustentabilidade da Zona Costeira’.




breves
Nenhuma notícia nesta categoria, de momento...

©2005+ Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras. Esta página tem o apoio financeiro da DANIDA.
Sítio realizado com SPIPTermos e Condições