MITADER
Ministério da Terra,
Ambiente
e Desenvolvimento Rural
logologomangalvista do mar e barcos de pescapessoas a apanhar ameijoas na praiacoralvista da baiamergulhador debaixo de água a recolher dados

Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras


Bem Vindo 
Zona Costeira 
Aprendizagem Sobre Mangais 
Gestão dos Recifes 
Actividades 
Campanhas 
Conferências 
Investigação 
Publicações 
Referências 
Base de Dados 
Sobre Nós 
EAME - Ecoregião Marinha da África Oriental 

separator
Cursos em Gestão Costeira

Curso de Noções Básicas de Gestão Costeira


O objectivo geral do curso é fornecer uma visão global do ambiente biofísico e sócio-económico da zona costeira, as potencialidades e fragilidades e as responsabilidades institucionais de modo a capacitar os técnicos do MICOA na implementação das decisões para resolver problemas e reduzir/eliminar conflitos.

Objectivos do curso

O objectivo geral do curso é fornecer uma visão global do ambiente biofísico e sócio-económico da zona costeira, as potencialidades e fragilidades e as responsabilidades institucionais de modo a capacitar os técnicos do MICOA na implementação das decisões para resolver problemas e reduzir/eliminar conflitos.

Metodologia

O curso foi estruturado em dois módulos:

Módulo 1. Teorias

É constituído por diversas sessões teóricas, auxiliados por meios audiovisuais (acetatos, slides, fotografias, vídeos, ...).

As teorias descrevem a zona costeira em termos ambientais, sócio-económicos e institucionais (ver conteúdos temáticos do curso).

O conceito Gestão integrada nas Zonas Costeiras para promover o desenvolvimento sustentável e a harmonização dos interesses dos vários intervenientes será apresentados. Os impactos dos vários tipos de desenvolvimento, como turismo, indústria e aquacultura serão analisados de ponto de vista de capacitar os participantes para identificar, analisar e propor soluções de alguns problemas das zonas costeiras.

Vários estudos concretos foram avaliados para exemplificar impactos ambientais relacionados com projectos de desenvolvimento, por exemplo o Projecto de Turismo Blanchard, Fábrica de aço e Ferro na Baía de Maputo,...

O Papel dos Planos de Desenvolvimento Integrado (Plano de Uso da Terra, Gestão Comunitária, Zoneamento e áreas de Conservação) foi analisado com ênfase para assegurar benefícios sócio-económicos das comunidades locais.

Módulo 2. Exercícios com base em debates e discussão das perguntas levantadas durante as sessões teóricas

Com base em casos concretos foram feitos exercícios de análise e correcção para cada problema identificado e apresentadas alternativa e soluções. Estas sessões serão na medida do possível interactivas e participativas usando meios audio-visuais para apresentação dos casos.

Nalgumas sessões foram criados grupos de discussão (sendo um grupo “pró-projecto”e outro “contra-projecto”) que analisaram e debateram os Casos de Estudo com intervenção de um facilitador(es) da equipa de formação.



breves
Nenhuma notícia nesta categoria, de momento...

©2005+ Centro de Desenvolvimento Sustentável para as Zonas Costeiras. Esta página tem o apoio financeiro da DANIDA.
Sítio realizado com SPIPTermos e Condições