Tartarugas Marinhas
Existem 8 espécies de tartarugas marinhas no Mundo. Das 5 que ocorrem no Oceano Índico, todas desovam nas praias Moçambicanas, nomeadamente: tartaruga verde (Chelonia mydas), tartaruga de bico (Eretmochelys imbricata), tarataruga olivácea (Lepidochelys olivacea, tartaruga coriácea (Dermochelys coriacea) e tartaruga cabeçuda (Caretta caretta). As populações das 3 primeiras espécies estão concentradas a norte do Rio Save e as restantes 2 a Sul.
Devido a acção directa e indirecta do Homem sobre as tartarugas e seu habitat, a população destas tem vindo a diminuir em termos numéricos em várias zonas da costa de Moçambique. Devido a esta redução todas as 5 espécies são consideradas em perigo de extinção e são protegidas por lei. Por serem espécies migratórias e se encontrarem ameaçadas mundialmente, a protecção e utilização de tartarugas marinhas é regulada por leis e acordos internacionais, como é o caso da Convenção Internacional para o Comércio de Espécies (CITES).
Mamíferos Marinhos
Na costa moçambicana foram já identificadas 18 espécies de mamíferos marinhos (incluindo baleias, golfinhos e dugongo), das quais 6 são comuns nos ecossistemas litorais em Moçambique. Três destas são espécies de baleias migratórias que procriam nas águas litorais: a baleia minke (Balaenoptera acutorostrata), baleia jubarta (Balaenoptera novaeangliae) e a baleia franca do sul (Eubalena australis) e 2 são espécies de golfinhos: o golfinho focinho de garrafa (Tursiops truncatus) e golfinho corcunda (Sousa chinensis) que ocorrem durante todo o ano. A sexta espécie é o dugongo (Dugon dugon) que é também residente e alimenta-se de ervas marinhas. Uma população de dugongos, estimada em cerca de 130 indivíduos, ocorre no Arquipélago do Bazaruto. Esta é provavelmente a última população viável de dugongos na África Oriental. Estas últimas espécies estão intimamente associadas aos habitats marítimos costeiros: estuários, corais, tapetes de ervas marinhas e mangais. A degradação destes habitats afecta consequentemente a conservação dos mamíferos marinhos.